top of page

PESQUISAS EM ANDAMENTO

INTERVENÇÃO EM PROCESSOS AUTORREGULATÓRIOS EM ESTUDANTES DE CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO DO ESTADO DO PIAUÍ

Doutorado

Pesquisa em andamento, conduzida pela Doutoranda Ângela Regina dos Reis Santos. Objetiva construir e avaliar a eficácia de um programa de intervenção teórico-reflexivo que visa o fortalecimento de habilidades autorregulatórias em estudantes de licenciatura.

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, MOTIVAÇÃO PARA A LER E O DESEMPENHO DE ALUNOS EM HISTÓRIA

Mestrado

Pesquisa em andamento, conduzida pela Mestranda Natália Borelli de Carvalho. Considerando a importância das estratégias de aprendizagem e a motivação para a leitura para a aprendizagem de qualidade principalmente da História - tema pouco estudado no Brasil - a pesquisa objetiva analisar relações entre o uso de estratégias de aprendizagem, a motivação para ler e o desempenho de alunos do Ensino Fundamental em História. Os dados serão coletados por meio de duas escalas Likert e analisados por procedimentos estatísticos.

AUTORREGULAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E REGULAÇÃO EMOCIONAL COM ESTUDANTES DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Mestrado

Pesquisa a ser iniciada, conduzida pela Mestranda Sofia Pellisson.

AS ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO DAS EMOÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Iniciação Científica

Pesquisa em andamento, conduzida pela estudante de Graduação Carolina Serracchiani Ananias. Considera-se a autorregulação como um dos componentes-chave da aprendizagem autorregulada, pois quanto mais um estudante conhece, regula e controla suas emoções no contexto educativo, melhor é seu desempenho escolar. Assim, o projeto visa identificar as estratégias de regulação das emoções de escolares do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo e pretende também examinar se existem diferenças nessas estratégias em relação à idade, ao ano escolar e ao sexo.

DIMENSÕES PSICOLÓGICAS DA ADAPTAÇÃO E SUCESSO ACADÉMICO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Co-Orientação

Pesquisa em andamento, conduzida pela Doutoranda Bruna Casiraghi. Objetiva avaliar a influência da autoeficácia, das estratégias de estudo e da motivação para a aprendizagem na adaptação e sucesso acadêmico no ensino superior. A pesquisa, realizada em uma IES privada no interior do Rio de Janeiro, utilizou escalas validadas para avaliação dos constructos e um questionário socioeconômico, que serão correlacionados com os dados de rendimento acadêmico e permanência dos participantes. Os dados serão tratados estatisticamente tendo em vista analisar como tais instrumentos e variáveis consideradas no estudo são capazes de predizer ou explicar o sucesso acadêmico dos estudantes.

Pesquisas em Andamento: Publicações
bottom of page